Acessibilidade / Reportar erro

A música como instrumento de cuidado transpessoal - percepções de indivíduos hospitalizados assistidos na extensão universitária

RESUMO

Objetivo:

analisar a percepção de pacientes hospitalizados sobre o cuidado recebido por meio de uma visita musical extensionista sob as lentes da Teoria do Cuidado Transpessoal.

Método:

pesquisa descritivo-exploratória-qualitativa realizada em um hospital baiano, com 15 pacientes hospitalizados, entrevistados até 24 horas após terem recebido a visita musical extensionista. A coleta envolveu entrevista semiestruturada, analisada mediante Discurso do Sujeito Coletivo.

Resultados:

emergiram 3 eixos: Cuidado Musical na interface com o Cuidado Transpessoal; A música como elemento de resgate da esperança durante a hospitalização; e Para além da música - um encontro entre cuidado, arte e relações humanas. Os resultados mostram os sentimentos evocados durante a vivência da visita musical e ressaltam a importância desta atividade.

Conclusão e Implicações para a prática:

a música como estratégia de cuidado transpessoal motiva os vínculos entre paciente-equipe-família, estimulando otimismo e esperança ao mobilizar sentimentos e sensações do corpo, da mente e da alma, viabilizando a emersão de comportamentos resilientes durante o processo de hospitalização. O estudo promove reflexão e orientação para o cuidado mais criativo, sensível e ousado no ambiente hospitalar, sugerindo maior uso da música pela equipe de saúde - ao encontro de um cuidado ampliado às necessidades humanas que transcendem as físicas.

Palavras-chave:
Música; Cuidado; Hospital; Extensão

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com