Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados à capacidade funcional de pessoas idosas com hipertensão e/ou diabetes mellitus

Resumo

Objetivo:

Identificar a associação de fatores sociodemográficos e clínicos à capacidade funcional de pessoas idosas com hipertensão e/ou diabetes mellitus.

Método:

Estudo transversal, de base ambulatorial e não probabilístico, realizado em duas Unidades de Saúde de um município do interior da Bahia, Brasil, com uma população de 100 idosos acompanhados no Programa HIPERDIA. Os dados foram coletados a partir de questionário contemplando dados sociodemográfico, o Index de Katz e o Mini Exame do Estado Mental.

Resultados:

45% dos entrevistados apresentaram algum grau de dependência. Na análise multivariada observou-se que os idosos com 70 anos ou mais apresentam 1,9 vezes mais chances de desenvolver algum grau de dependência em relação aos menores de 70 anos. Considerado o mesmo recorte etário, aqueles que possuem comorbidades concomitantemente (hipertensão e diabetes) apresentam 1,7 vezes mais chances de desenvolverem alguma dependência em relação àqueles que possuem apenas hipertensão.

Conclusão e implicações para a prática:

Dos resultados foi possível concluir que a capacidade funcional como condição multifatorial, nesta população, foi determinada pela idade e presença de comorbidades (hipertensão e diabetes). Identificar esses fatores que condicionam a incapacidade possibilita um melhor planejamento da assistência de enfermagem pautada na promoção de um processo de envelhecimento saudável, independente e autônomo.

Palavras-chave:
Idoso fragilizado; Idoso Dependente; Doenças crônicas; Estratégia Saúde da Família

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com