Pacientes em hemodiálise com fístula arteriovenosa: conhecimento, atitude e prática

Pacientes en hemodiálisis con fístula arteriovenosa: el conocimiento, la actitud y la práctica

Natália Ramos Costa Pessoa Francisca Márcia Pereira Linhares Sobre os autores

Objetivo:

Identificar o conhecimento, atitude e prática dos pacientes em hemodiálise sobre autocuidado com fístula arteriovenosa.

Métodos:

Estudo descritivo, corte transversal e abordagem quantitativa. Envolveu 30 pacientes que realizavam hemodiálise por meio de fístula arteriovenosa no Hospital Barão de Lucena.

Resultados:

97,7% dos pacientes apresentaram conhecimento inadequado. A atitude foi adequada em 70% dos pesquisados. A prática de autocuidado com a fístula foi inadequada em 97,7% dos pacientes.

Conclusão:

Apesar da maioria dos pacientes apresentarem uma atitude adequada em relação aos cuidados com a fístula, seu conhecimento e prática foram inadequados. O conhecimento inadequado, provavelmente, influenciou em uma prática inapropriada. O uso do material escrito pode ser recomendado como um instrumento facilitador para estratégias educativas posteriores, já que também permite uma leitura posterior pelo usuário, possibilitando-lhe a superação de eventuais dúvidas.

Diálise renal; Educação em saúde; Autocuidado; Fístula Arteriovenosa


Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com