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A visão dos enfermeiros sobre as práticas educativas direcionadas as pessoas estomizadas

Resumo

Objetivo:

Analisar o ponto de vista dos enfermeiros sobre as ações educativas realizadas com as pessoas com estomia, visando à inclusão social.

Método:

Pesquisa qualitativa e exploratória, interpretativa e crítica, apoiada na perspectiva dialética, realizada em um Centro Municipal de Reabilitação, do Rio de Janeiro, com seis enfermeiros. Utilizou-se a triangulação do método por meio da entrevista individual, da observação participante e da análise documental. Analisaram-se as informações a partir da abordagem histórico-dialética.

Resultados:

Os enfermeiros consideraram importante o preparo das pessoas com estomia para o alcance da autonomia e independência através do ensino do autocuidado, e destacaram esse aspecto como o mais relevante entre todas as ações realizadas no processo educativo.

Conclusões:

Os enfermeiros apresentavam uma prática humanizada e as estratégias educativas realizadas por estes profissionais objetivavam tornar o processo educativo mais dinâmico, voltado para a prática e direcionado às reais necessidades da clientela.

Palavras-chave:
Estomas cirúrgicos; Enfermagem; Educação em saúde

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