Acessibilidade / Reportar erro

Integração ensino-serviço em saúde: diálogos possíveis a partir da cogestão de coletivos

Resumo

Objetivo:

Analisar a gestão do Pró-Saúde a partir de um espaço dialógico intersetorial de integração ensino-serviço.

Método:

Estudo de caso, cujas informações foram produzidas mediante observação de reuniões de instâncias gestoras intersetoriais e entrevistas com membros do Prisma da Formação em Saúde, entre 2012-2013. Utilizou-se a proposta operativa para análise de dados qualitativos, à luz da Metodologia de Formação e Apoio Paidéia para a cogestão de coletivos.

Resultados:

As instâncias se apresentaram como possibilidade democrática de compartilhamento de poder dos representantes da universidade (campo da teoria) e do serviço (campo da prática), consonante com o Apoio Paidéia. Contudo, é necessário que as pessoas envolvidas se apropriem das estratégias que fomentem a reorientação do ensino e qualifiquem a escuta no espaço coletivo.

Conclusão:

A cogestão de processos de reorientação da formação, ao fomentar o diálogo entre ensino e serviço, potencializa a práxis na gestão em Saúde e viabiliza mudanças na formação e na atenção à saúde.

Palavras-chave:
Sistema Único de Saúde; Gestão em Saúde; Atenção Primária à Saúde; Educação em Enfermagem; Educação Superior

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com