Acessibilidade / Reportar erro

Perfil de idosos que cuidam de outros idosos em contexto de alta vulnerabilidade sociala a Artigo extraído da pesquisa intitulada "Fragilidade e cognição: um estudo com idosos cuidadores em contexto de alta vulnerabilidade social", do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos como parte dos requisitos do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD), 2016, com bolsa da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Perfil de adultos mayores que cuidan de otros adultos mayores en contexto de alta vulnerabilidad social

Resumo

Objetivo:

Caracterizar os cuidadores idosos que cuidam de outros idosos em contexto de alta vulnerabilidade social.

Métodos:

Estudo descritivo e transversal, realizado com 40 cuidadores idosos utilizando-se: questionário para caracterização do cuidador, Mini Exame do Estado Mental, Índice de Katz, Escala de atividades instrumentais de vida diária de Lawton, Escala de Depressão Geriátrica e o fenótipo de fragilidade proposto por Fried. Para as análises, utilizou-se o Stata versão 11.0, de forma descritiva.

Resultados:

Houve predomínio do sexo feminino, da faixa etária de 60 a 69 anos, de indivíduos casados, com ensino primário, aposentados. Não possuíam plano de saúde. A maioria era pré-frágil, hipertensa e independente tanto para as atividades instrumentais quanto para as atividades básicas de vida diária. Não apresentavam indícios de sintomas depressivos, nem de alterações cognitivas.

Conclusão:

Conhecer o perfil dos cuidadores idosos é imprescindível para subsidiar os serviços de saúde no planejamento de uma assistência de qualidade.

Palavras-chave:
Cuidadores; Enfermagem Geriátrica; Idoso; Vulnerabilidade Social

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com