Acessibilidade / Reportar erro

Contribuições da equipe enfermagem na segunda etapa do Método Canguru: Implicações para a alta hospitalar do recém-nascidoa a Artigo contém parte do conteúdo da dissertação de mestrado "Alta hospitalar do recém-nascido submetido ao método canguru: contribuições da enfermagem", de autoria de Isabela Maria Magalhães Sales, sob a orientação de Dra. Silvana Santiago da Rocha, defendida no Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, no ano de 2016.

Resumo

Objetivo:

Conhecer os principais cuidados da equipe de enfermagem na segunda etapa do Método Canguru que contribuem para a alta hospitalar do recém-nascido e para continuidade do cuidado no domicílio e elaborar um folder explicativo para guiar os profissionais no manejo da alta hospitalar.

Método:

Estudo qualitativo, convergente assistencial, realizado com 17 profissionais de enfermagem de uma maternidade de referência. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e Grupos Focais e analisados por meio da análise de conteúdo.

Resultados:

Relataram os aspectos relacionados à Posição Canguru; os cuidados com a pele e higiene do recém-nascido; e as alterações respiratórias como sinal de alerta. Elaborou-se um folder que contemplou os cuidados elencados pelos profissionais de enfermagem fundamentais o manejo da alta.

Conclusão e implicações para a prática:

Podem contribuir para estabilidade clínica do recém-nascido na segunda etapa do Método Canguru e elaborar intervenções educativas que garantem a continuidade do cuidado.

Palavras-chave:
Método Canguru; Recém-Nascido; Hospitalização; Equipe de Enfermagem; Enfermagem Neonatal

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com