Acessibilidade / Reportar erro

Ensino de enfermagem: uma análise do conceito segundo o método evolucionário de Rodgersa a O presente artigo refere-se a uma análise de conceito proposta como atividade final da disciplina Conhecimento Teórico da Enfermagem, do mestrado acadêmico no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Resumo

Objetivo:

Analisar o conceito "ensino de enfermagem" na perspectiva evolucionária de Rodgers.

Método:

Análise de conceito baseada no modelo evolucionário de Rodgers. A coleta de dados foi realizada em junho de 2017 nas seguintes bases de dados: Lilacs, SciELO, Scopus, Cinahl, Web of Science, PubMed e Cochrane, mediante o uso dos descritores "ensino" e "enfermagem". Para análise dos estudos, avaliou-se o ano de publicação, país de origem, conceito, atributos, antecedentes, consequentes, termos substitutos e conceitos relacionados.

Resultados:

Os antecedentes e consequentes foram pontuados em aspectos determinantes para construção do conceito de ensino de enfermagem e características inerentes ao processo de formação; os termos substitutos abordam fatores do segmento educacional; os atributos do conceito podem ser relacionados à fundamentos do processo de ensino-aprendizagem e recursos referentes às estratégias de ensino.

Conclusão:

Denota-se que o conceito de ensino de enfermagem é dinâmico e busca formar profissionais capazes de oferecer uma assistência adequada ao paciente, conforme as transformações e necessidades das múltiplas populações.

Palavras-chave:
Ensino; Enfermagem; Análise de Conceito

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com