Acessibilidade / Reportar erro

A inserção da enfermeira obstétrica no parto e nascimento: obstáculos em um hospital de ensino no Rio de Janeiro

RESUMO

Objetivo:

analisar a inserção da enfermeira obstétrica em um hospital de ensino no estado do Rio de Janeiro.

Método:

estudo descritivo, exploratório, de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, realizado em uma maternidade na Região Serrana, com nove profissionais de saúde e seis gestores. A coleta de dados ocorreu no período de dezembro de 2016 a março de 2017, por meio de entrevistas semiestruturadas que, posteriormente, foram transcritas e submetidas à análise de conteúdo na modalidade temática.

Resultados:

foram observadas dificuldades para a inserção da enfermeira obstétrica como: insuficiência de enfermeiras especialistas na sala de parto; ausência de espaço para autonomia profissional; influência político-partidária na gestão da saúde; conflito de atuação com médicos obstetras; falta de apoio da equipe, principalmente em relação à capacitação de trabalhadores contratados.

Conclusão:

o estudo mostra a necessidade de inserção direta da enfermeira obstétrica no parto e nascimento, sobretudo, valorizando o cuidado humanizado e a autonomia para o exercício profissional.

Palavras-chaves:
Serviços de Saúde Materno-Infantil; Saúde da Mulher; Parto; Humanização da Assistência; Enfermeiras Obstétricas

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com