Acessibilidade / Reportar erro

Conhecimento dos enfermeiros recém-formados sobre Precauções Específicas na pré-pandemia da COVID-19

Conocimiento de los enfermeros recién licenciados sobre las Precauciones Específicas en la prepandemia de COVID-19

RESUMO

Objetivo

Avaliar o conhecimento dos enfermeiros recém-formados sobre as medidas das Precauções Específicas (PE).

Método

Estudo transversal descritivo-exploratório, com abordagem quantitativa, realizado em um hospital privado de São Paulo, em fevereiro de 2019. Os enfermeiros foram abordados para participar da pesquisa enquanto aguardavam o início do processo seletivo para “Enfermeiro Junior”. Para avaliar o conhecimento, foi utilizado um instrumento validado, contendo 29 questões de múltipla escolha, divididas em cinco eixos temáticos, sendo definida como ponto de corte a média 7,0 (de zero a 10). Para análise dos dados, foi usado o pacote estatístico R Core, e o lme4 para os modelos mistos generalizados, sendo adotado nível de significância de 5%.

Resultados

Participaram do estudo 190 enfermeiros recém-formados com nota geral de 5,82, sendo a maior média (7,9) no eixo “Equipamento de Proteção Individual”. Nos demais eixos, as médias foram abaixo de 7,0, tendo a menor pontuação (4,35) no eixo “Cuidados com o Ambiente”.

Conclusão e Implicações para a prática

O estudo evidenciou déficit de conhecimento sobre as PE entre os enfermeiros recém-formados, com implicações para a segurança dos pacientes e dos profissionais de saúde, desde a prática assistencial na graduação (estágios) ao início da carreira profissional.

Descritores:
Conhecimentos, atitudes e práticas em saúde; Controle de Doenças Transmissíveis; Enfermeiras e Enfermeiros; Infecção Hospitalar; Isolamento de Pacientes

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com