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Construção e validação de um objeto virtual de aprendizagem para o ensino da semiologia vascular venosa periférica

Resumo

Objetivo:

Construir e avaliar quanto a critérios ergonômicos, pedagógicos e de usabilidade um Objeto Virtual de Aprendizagem para o ensino da semiologia vascular venosa periférica, o SEMIOVAPE.

Método:

Estudo metodológico, cujos participantes foram peritos da enfermagem, da informática e graduandos de enfermagem. Para construção e validação do Objeto foram seguidas seis etapas: design educacional, modelagem computacional, implementação do ambiente, avaliação ergonômica, avaliação pedagógica e avaliação da usabilidade.

Resultados:

O Objeto foi construído tendo a característica de valorização da autonomia do aluno e abordou conteúdos de anatomia e fisiologia, raciocínio clínico e exame clínico. Quanto às avaliações ergonômica e pedagógica, o Objeto obteve elevados índices de aceitação (66,70% e 70,12%, respectivamente), quanto à usabilidade, todos os participantes consideraram-no muito útil e ficaram certamente satisfeitos (95%).

Conclusões e implicações:

O Objeto é adequado para ser utilizado como método alternativo do ensino da semiologia venosa periférica.

Palavras-chave:
Ensino; Enfermagem; Tecnologia Educacional; Exame físico; Ensino de Enfermagem e Semiologia

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