Acessibilidade / Reportar erro

Ensino inovador de enfermagem a partir da perspectiva das epistemologias do Sul

Enseñanza innovadora de enfermería desde la perspectiva de las epistemologías del Sur

RESUMO

Objetivo:

Refletir acerca do ensino inovador da enfermagem a partir do referencial das epistemologias do Sul, de Boaventura de Souza Santos.

Métodos:

Trata-se de um ensaio teórico. Foi utilizado o referencial das epistemologias do Sul segundo Boaventura de Souza Santos, com destaque para os conceitos: descolonização do saber; pensamento pós-abissal; e ecologia dos saberes.

Resultados:

A proposta de refletir acerca do ensino inovador da enfermagem sob a perspectiva das epistemologias do Sul traduz-se no entendimento de que a abordagem de Boaventura pode subsidiar a efetivação do processo de ensinar-aprender que tem por base o reconhecimento da pluralidade de conhecimentos em interações sustentáveis e dinâmicas entre eles sem comprometer a autonomia de todos.

Conclusão:

Realçou-se a essencialidade de se compreender que as tecnologias para o ensino devem integrar um processo pedagógico mais amplo, resultante de reflexões teóricas e de competências dialógicas do enfermeiro enquanto educador.

Palavras-chave:
Educação em Enfermagem; Inovação; Filosofia em Enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com