Dando sentido ao ensino do Brinquedo Terapêutico: a vivência de estudantes de enfermagem

Otorgando sentido a la enseñanza del Juego Terapéutico: la experiencia de estudiantes de enfermería

Laura Maria Sene Carelli Barreto Edmara Bazoni Soares Maia Jéssica Renata Bastos Depianti Luciana de Lione Melo Conceição Vieira da Silva Ohara Circéa Amália Ribeiro Sobre os autores

Resumo

Objetivo:

Compreender o significado atribuído pelo graduando de enfermagem quanto ao ensino e à prática do Brinquedo Terapêutico (BT) no Curso de Graduação em Enfermagem.

Métodos:

Pesquisa qualitativa, realizada à luz do Interacionismo Simbólico. Participaram 17 estudantes de enfermagem de uma universidade pública, sendo os dados coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados pela Análise Qualitativa de Conteúdo Convencional.

Resultados:

Possibilitaram compreender o significado atribuído pelo graduando de enfermagem ao ensino do BT no curso de graduação, como uma intervenção necessária e importante para promover um cuidado de enfermagem qualificado e humano; em vista disso, seu ensino deve ser garantido aos alunos de graduação.

Considerações Finais:

Espera-se que seus resultados contribuam para uma reflexão sobre o ensino do BT, visando que esse conteúdo ultrapasse as fronteiras da sala de aula e da prática acadêmica, favorecendo a sensibilização do aluno para sua utilização futura, quando enfermeiro.

Palavras-chave:
Jogos e brinquedos; Estudantes de enfermagem; Ensino; Enfermagem pediátrica

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com