Acessibilidade / Reportar erro

Insuficiência familiar e a condição e os marcadores de fragilidade física de idosos em assistência ambulatorial a a Artigo extraído da dissertação de mestrado “Insuficiência familiar e fragilidade física em idosos” apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná em 30 de novembro de 2018. Autora: Larissa Sayuri Setoguchi. Orientadora: Maria Helena Lenardt.

Insuficiencia familiar y la condición y los marcadores de fragilidad física de ancianos en asistencia ambulatorial

RESUMO

Objetivo

analisar a relação entre insuficiência familiar e a condição e os marcadores de fragilidade física de idosos acompanhados em ambulatório de Geriatria e Gerontologia.

Método

estudo quantitativo e transversal realizado com 384 idosos (≥ 60 anos) selecionados por critérios pré-estabelecidos de inclusão e exclusão. Avaliaram-se a fragilidade física segundo o fenótipo da fragilidade e a insuficiência familiar pelo APGAR de Família. Analisaram-se os dados mediante a estatística descritiva e a análise univariada mediante o teste de qui-quadrado com nível de significância estatístico de p≤0,05.

Resultados

não houve associação entre insuficiência familiar e fragilidade física (p=0,344), entretanto, observou-se percentual de idosos frágeis com elevada Disfunção Familiar (22,2%) e moderada Disfunção Familiar (19,4%), maior que o observado entre os idosos com boa funcionalidade familiar (12,2%). Entre os idosos frágeis para o marcador “fadiga/exaustão”, houve proporcionalidade direta ao grau de Disfunção Familiar e relação estatisticamente significativa ao escore total do APGAR de Família (p=0,001).

Conclusão e implicações para a prática

a insuficiência familiar no idoso está relacionada a outros fatores intrafamiliares e não exclusivamente à fragilidade física, no entanto, pode-se afirmar que o grau de fragilidade física entre os idosos é diretamente proporcional ao nível de Disfunção Familiar.

Palavras-chave:
Assistência Ambulatorial; Enfermagem Geriátrica; Família; Idoso Fragilizado; Relações Familiares

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com