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Facilidades e entraves da referência em unidade de pronto atendimento

Facilidades y barreras de referencia en una unidad de atención de emergencia

Resumo

Objetivo

descrever, na perspectiva de enfermeiros e médicos, as facilidades e os entraves da referência em uma Unidade de Pronto Atendimento.

Método

estudo descritivo, qualitativo, realizado em uma Unidade de Pronto Atendimento de um município de Santa Catarina, Brasil. Participaram sete enfermeiros e 23 médicos. Os dados foram coletados por meio de entrevista individual semiestruturada e analisados mediante a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo.

Resultados

as facilidades envolveram: ter serviços de referência especializados; gravidade do paciente; atendimento em “vaga zero”; boa relação entre os profissionais dos serviços de urgência e a empatia. Dentre os entraves, estavam: contato difícil por telefone com os hospitais e a superlotação destes; dificuldade para conseguir transporte, sobretudo, para paciente com situação clínica estável e a falta de ambulância do município.

Conclusão e implicações para a prática

as facilidades da referência potencializam o atendimento às urgências, porém, os entraves, referentes à vaga hospitalar e ao transporte, podem comprometer a integralidade e a continuidade do cuidado, necessitando de melhorias na atenção à saúde em rede.

Palavras-chave:
Pesquisa sobre Serviços de Saúde; Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde; Serviços Médicos de Emergência; Continuidade da Assistência ao Paciente; Enfermagem

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