Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do conhecimento dos profissionais de Enfermagem na prevenção da lesão por pressão na terapia intensiva

Evaluación del conocimiento de los profesionales de Enfermería en la prevención de lesiones por presión en cuidados intensivos

RESUMO

Objetivo

analisar o conhecimento dos profissionais de Enfermagem sobre a avaliação, prevenção e classificação das lesões por pressão na terapia intensiva antes e após a realização de um treinamento.

Método

trata-se de um estudo comparativo, tipo antes e depois, transversal, com delineamento prospectivo, que utilizou o instrumento Teste de Conhecimento sobre Lesão por Pressão de Caliri-Pieper (TCLP CALIRI-PIEPER) aplicado antes e após a realização de um treinamento com 55 e 50 profissionais da Enfermagem, respectivamente. A média de acerto aceitável foi de acima de 90%.

Resultados

do total de 41 itens do instrumento, 14 (34%) não obtiveram pontuação média acima de 90% de acerto, sendo os técnicos de Enfermagem inseridos neste contingente. Evidenciou-se que o efeito do treinamento na amostra total obteve, em média, um acréscimo de 3,5 pontos no nível de conhecimento. A diferença média entre a pontuação obtida no pré e pós-teste foi estatisticamente significativa (p<0,001).

Conclusões e implicações para a prática

os participantes avaliados demonstraram níveis de conhecimento eficaz e baixa divergência entre as categorias, evidenciando que os profissionais estão capacitados e preparados, possuindo domínio nos fatores relacionados à avaliação, prevenção e classificação das lesões por pressão na terapia intensiva após a realização de um treinamento.

Palavras-chave:
Capacitação em Serviço; Conhecimento; Enfermagem de Cuidados Críticos; Lesão por Pressão; Unidades de Terapia Intensiva

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com