Acessibilidade / Reportar erro

O impacto do processo de hospitalização para o acompanhante familiar do paciente crítico crônico internado em Unidade de Terapia Semi-Intensiva

Resumo

Objetivo:

Compreender o impacto do processo de hospitalização para o acompanhante familiar do paciente internado em Unidade de Terapia Semi-Intensiva (UTSI).

Método:

Pesquisa exploratória de natureza qualitativa realizada de abril a julho de 2016 por meio de entrevista semiestruturada aplicada acompanhantes familiares de pacientes internados na UTSI de um hospital terciário na cidade de Fortaleza. As entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo.

Resultados:

Diante da percepção dos familiares emergiram três temáticas, as quais revelam o funcionamento do acompanhante no momento da internação: emocional, familiar e comportamental.

Conclusão:

O familiar vivencia intenso processo de sofrimento e fragilidade emocional, havendo transformações na organização familiar. O acompanhante, enquanto cuidador, fica submetido a elevada carga de estresse, tendo que utilizar-se de recursos de enfrentamento, ficando mais evidentes a espiritualidade e as mídias sociais. O acompanhante é uma unidade do cuidado integral com o paciente internado e peça-chave no processo de humanização da saúde.

Palavras-chave:
Cuidados Semi-Intensivos; Hospitalização; Cuidadores; Família

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com