Accessibility / Report Error

Risco de adoecimento relacionado ao trabalho e estratégias defensivas de mulheres catadoras de materiais recicláveis

Riesgo de enfermedad relacionado al trabajo y estrategias defensivas de mujeres recolectoras de materiales reciclables

Alexa Pupiara Flores Coelho Carmem Lúcia Colomé Beck Marcelo Nunes da Silva Fernandes Francine Cassol Prestes Rosângela Marion da Silva Sobre os autores

RESUMO

Objetivo:

Compreender o risco de adoecimento relacionado ao trabalho e as estratégias defensivas em mulheres catadoras de materiais recicláveis.

Métodos:

Estudo qualitativo, exploratório-descritivo, realizado com sete catadoras de uma cooperativa do Rio Grande do Sul. Os dados foram produzidos por meio da observação sistemática participante, entrevistas semiestruturadas e grupo focal, entre julho e agosto de 2013, e submetidos à análise temática de conteúdo.

Resultados:

O desgaste oriundo do trabalho pode favorecer o adoecimento das catadoras, pois compromete a saúde física, a integridade psíquica e as relações sociais. As catadoras utilizam estratégias defensivas individuais e coletivas que objetivam minimizar o sofrimento relacionado à atividade laboral.

Conclusão:

O enfermeiro necessita considerar os contextos laborais dos trabalhadores a quem assiste, a fim de atuar na promoção da saúde e prevenção do adoecimento relacionado ao trabalho.

Palavras-chave:
Saúde do Trabalhador; Catadores; Condições de Trabalho; Pesquisa Qualitativa; Enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com