Avaliação da experiência do telemonitoramento de enfermagem por mulheres com excesso de peso

Evaluación de la experiencia de la telemonitorización de enfermería por mujeres con exceso de peso

Catia Suely Palmeira Giulia Araújo Ramos Fernanda Carneiro Mussi Sobre os autores

Resumo

Objetivo

Avaliar a experiência do monitoramento remoto de enfermagem na perspectiva de mulheres com excesso de peso.

Método

Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado em ambulatório de referência em obesidade em Salvador-Bahia, com 42 mulheres com excesso de peso, as quais haviam participado do grupo intervenção de um ensaio clínico randomizado. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas entre janeiro a março de 2017 e os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo temática.

Resultados

Dos depoimentos emergiu a categoria central “Aumentando a consciência do cuidado de si”, a qual foi representada por três categorias temáticas: Vivenciando um feedback frequente e interativo com a enfermeira para o controle de peso, Melhorando o cuidado de si e Sentindo satisfação com os resultados alcançados.

Conclusão e implicações para a prática

As participantes vivenciaram e reconheceram a melhora do conhecimento para o controle do peso e mudanças positivas nos modos de viver ou conviver com o excesso de peso. Os resultados evidenciaram que atividades educativas por meio da telenfermagem, numa perspectiva dialógica, contribuem para potencializar o autocuidado.

Palavras-chave:
Obesidade; Saúde da Mulher; Telemonitoramento; Perda de peso; Educação em Saúde

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com