Acessibilidade / Reportar erro

Diálogos sobre a descentralização do programa de controle da hanseníase em município endêmico: uma avaliação participativaa a Manuscrito extraído da dissertação de mestrado “Avaliação do Programa de Controle da Hanseníase no Município de Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil”, da autora Cristal Marinho Corrêa, sob a orientação de Francisco Carlos Félix Lana. Defendida no ano de 2016. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

Diálogos sobre la descentralización del programa de control de la lepra en un municipio endémico: una evaluación participativa

Resumo

Objetivo

avaliar a descentralização do Programa de Controle da Hanseníase (PCH) em Governador Valadares.

Método

o referencial teórico-metodológico foi a Avaliação de Quarta Geração, de abordagem qualitativo-participativa. O estudo envolveu 30 sujeitos divididos em quatro grupos: gestores do PCH; profissionais do Centro de Referência (CR); profissionais da atenção básica e usuários. Os dados foram coletados por entrevistas, utilizando-se a técnica do Círculo Hermenêutico-Dialético. Posteriormente, realizaram-se três oficinas de validação e negociação dos dados. Utilizou-se o Método Comparativo Constante para a análise.

Resultados

evidenciou-se a manutenção do modelo vertical de atenção à hanseníase, sustentado por determinantes sócio-histórico-culturais que se expressam: na permanência da porta de entrada à demanda espontânea no CR; no encaminhamento rotineiro do usuário para a atenção secundária; na ineficiência da contrarreferência; na centralização da poliquimioterapia; na crença na necessidade do atendimento especializado e no estigma. Evidenciaram-se fragilidades no vínculo com a atenção primária.

Conclusão

a descentralização do PCH envolve a tensão entre os atores de cada ponto de atenção à saúde, gerando disputas de saberes e práticas de saúde.

Implicações para a prática

a sustentabilidade da descentralização requer envolvimento político e institucional focado no fortalecimento da atenção primária, na reorientação do papel dos serviços na rede de atenção à hanseníase e na educação em saúde.

Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde; Avaliação em Saúde; Descentralização; Hanseníase; Pesquisa Qualitativa

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com