Consegui tirar que o grupo é uma modalidade de trabalho
terapêutico... que pode ser adotado em nossa atividade profissional...
(G1) |
Tenho um problema... mas, também pode se ajudar alguém que já
passou pelo mesmo ou vice-versa, como coisas que eu não quero falar, mas
alguém fala, aí o que resolve pra ela serve pra mim (G1) |
Eu indicaria o GO para segunda turma de enfermagem (G1) |
A pessoa, às vezes, busca conselhos e você não quer se
arriscar a pessoa tomar aquilo que você vai falar como resolução pra vida
dela, então eu acredito que como profissional a gente hoje vai buscar outra
forma resolver os conflitos internos, não fazer como a gente fazia...
(G1) |
Você tem a oportunidade de falar de seus sentimentos... que
são coisas frágeis mas importantes para cada um, com as reuniões isso
aconteceu com nosso grupo (G2) |
... todo tipo de organização, ajuda no gerenciamento de
conflitos que é uma coisa muito complicada, ajuda as pessoas a crescerem, a
entender umas as outras (G1) |
Foi possível aprender a mediar discussões entender o que o
outro quer disser, falar, não fala na sua vez, é a vez do outro se não fosse
assim não teria tido tanto sucesso (G1) |
Ensinou a ser tolerante um com o outro que a gente se permitiu
conhecer o outro, tem que se aceitar, ele é diferente, que não pensa de
mesma forma... é aprendendo com o outro as diferenças (G2) |
Todas as pessoas (G1) |
Esses critérios utilizados... vão além do tradicional como
palestras... aqui não! Acho que isso possibilita uma visão pouco mais
crítica acerca de situações e objetivos (G1) |
Relatos de que não conseguia falar, não conseguia ouvir,
outros não conseguiam aceitar outras opiniões, então foi mais pra resolver
por dentro pra depois começar resolver por outras pessoas. (G1) |
Curso de psicologia (G2) |
Eu tive... dificuldade no começo até eu perceber que eu não
precisava escrever tudo o que falam, só o importante... no final eu estava
preferindo ser observador... eu aprendi mais... (G2) |
Acima de tudo, aprendemos a nos respeitar, acredito que isso a
gente não perca... respeito que agora temos um pelo outro sempre a partir de
nos permitir a escutar o outro e absorver um pouco sua experiência de vida
(G2) |
Um grupo que tenha um conflito evidente, porque e a
oportunidade de falar, partilhar os problemas com o grupo (G1) |
Muito difícil um coordenador ter muitas habilidades se ele não
passou pelo papel de observador, né?! É sofrível, nem tudo é fácil (G1) |
Foi um período que a gente começou a se desculpar das coisas
que tinha feito começou a conhecer um a outro acho que a gente teve mais
liberdade de se abrir falar e aí chorou, emocionou abraçou, passamos pelo
momento de desabafo... (G1) |
Todo meio profissional, seja no hospital, empresa (G2) |
Eu acho que o aluno só consegue perceber se ele se apropriar
de algum embasamento teórico... conhecer os diferentes papéis dentro de um
grupo... eu só consegui identificar... um papel de porta-voz de sabotador a
partir do momento que eu conheço (G2) |
Durante os 4 anos o que aconteceu com todos os nossos
conflitos existia um momento que os conflitos explodiam e simplesmente nós
virávamos a cara para o outro e depois de 3, 4 meses esquecia-se aquilo que
havia acontecido e pronto ninguém mais tocava neste assunto e hoje eu vi que
dentro do grupo nós conseguimos trazer estes conflitos, resolvê-los e tanto
conseguimos nos unir mais por meio dessa disciplina (G2) |
Profissionais da área da enfermagem porque têm uma necessidade
muito grande, a equipe precisa de união (G1) |
Aprender a ouvir foi muito importante, observar mais (G2) |
As barreiras que tinha antes, aqueles obstáculos que a gente
mesmo colocava um no outro sem mesmo tentar... hoje resolveu os conflitos da
sala... agora a gente senta e conversa e ouve o que o outro tem a dizer
(G1) |
Pra equipe de enfermagem, mas nesse momento... um certo grupo
Familiar (G2) |
A linguagem não verbal, ter mais atenção nos gestos (G1) |
... Acho que já, quando a gente resolveu os conflitos
internos, vamos aprender resolver conflitos no trabalho... vivemos isso,
aqui na sala dos grupos (G2) |
Médicos, equipe multiprofissional (G1) |
Papel do sabotador que foi X, quando você cutucava ela eu
sabia que ela ia mudar de assunto, e Y, ela assume um papel de porta-voz
muito claro, hoje ela assumiu esse papel, mais eu só consegui identificar
que ela assumiu ou o outro a partir do momento que eu conheço
(G1) |
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Acho que qualquer tipo de pessoa deve fazer, porque melhora o
convívio (G2) |
O aprendizado teórico, que não foi maçante, foi aprendido no
decorrer dos grupos, mas que trouxe esse esclarecimento, eu acho que se eu
tivesse agora que dar uma aula sobre grupos, eu... eu faço (G2) |
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Cuidadores de idosos... para trocarem experiências (G1) |
Sabe eu acho que o mais importante é isso quando eu tiver que
praticar... em momento algum eu vou me sentir perdida... eu acho que não só
eu mas todos aqui dão conta de levar um grupo (G1) |
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Algumas tribos pra melhorar a convivência e comunidade GLBT
(G1) |
A didática não foi o convencional que a gente tá acostumado, o
professor sempre fica na frente falando com os alunos, e eu achei
interessante que no grupo, o professor tá dentro do grupo, então abre mais
um leque pros alunos, né! (G2) |
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Docentes, o departamento de enfermagem, porque já é separado
por salinha, por mestre, doutor (G2) |
O mais interessante foi que a gente não precisou fazer prova
para aprender a disciplina (G1) |
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... Pensei em algumas pessoas, minha irmã, minha prima, pois
elas têm dificuldade de ouvir... (G1) |
E todo mundo aprendeu a matéria, nós sabemos a matéria
(G2) |
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Em especial na graduação, do enfermeiro, aprender a conviver
em grupo desde o início (G1) |
E voltando ao diário de bordo eu ficava lembrando, tinha
coisas que eu até chorava, lembro aquele dia... e outro dia que foram coisas
que mexe com a gente também (G1) |
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Pacientes com doenças crônicas... por dificuldade de adesão ao
tratamento (G2) |
Eu gosto do diário [de bordo] algo que não falo em sala, posso
escrever nele (G2) |
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Família, ambiente de trabalho (G1) |
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Para gestão (G2) |
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Os idosos... pois tenho muita dificuldade em lidar com minha
avó (G1) |