Acessibilidade / Reportar erro

Atendimento a vítimas de violência infantojuvenil: sentimentos de profissionais de um centro de atenção psicossocial

RESUMO

Objetivo:

desvelar os sentimentos vivenciados pelos profissionais de saúde, atuantes em um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil, no cuidado à criança e ao adolescente vítima de violência.

Metodologia:

pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, realizada em um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, com dez profissionais da equipe multidisciplinar, entre maio e junho de 2017. A intepretação dos dados ocorreu com base na análise temática.

Resultados:

apresentados em dois temas: O contato com a violência: sentimentos que emergem; e Entre a razão e a emoção: o contato com oautor da violência. Evidenciou-se uma multiplicidade de sentimentos que acometem os profissionais envolvidos no cuidado à criança/adolescente vitimizada.

Conclusão e implicações para a prática:

a partir dos resultados, identifica-se que os profissionais possuem dificuldades na assistência à criança/adolescente vítima de violência, necessitando elaborar estratégias para lidar com a gama de sentimentos que emerge ao realizar esse. Para tanto, acredita-se ser preciso melhorar a atenção na rede de assistência, visando diminuir os níveis de sobrecarga emocional e melhorar a qualidade de vida das vítimas e dos profissionais, em prol da resolutividade dos casos e de um processo de trabalho mais saudável.

Palavras-chave:
Violência; Maus-Tratos Infantis; Adolescente; Pessoal de Saúde; Cuidado

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com