Resumos
O cuidado é um processo interativo, dinâmico, solidário, técnico-científico, criativo, e caracteriza o trabalho da Enfermagem. Objetivou-se identificar o conceito de cuidado, os espaços onde o mesmo acontece, quem o pratica e quais as suas dimensões visualizadas por pós-graduandos em enfermagem de uma universidade federal. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório-descritivo. A coleta de dados foi realizada em outubro e novembro de 2004, mediante entrevista com 15 discentes de pós-graduação em enfermagem. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática, interpretados ao olhar do referencial da complexidade. Os resultados mostram os tipos de cuidado, espaços de cuidado, seres humanos envolvidos no cuidado e as dimensões de cuidado visualizadas pelos sujeitos do estudo. Estes resultados apontam para um cuidar ora mais criativo, com responsabilidade e mais autonomia, e ora mais caritativo e solidário. A complexidade do cuidado é evidenciada nas relações, interações e associações dos seres humanos, nos diversos espaços sociais.
Cuidado de Enfermagem; Formação de Conceito; Estudantes de Enfermagem
El cuidado es un proceso interactivo, dinámico, solidario, tecnico-cientifico, creativo, y caracteriza el trabajo de la Enfermería. Se objetivó identificar el concepto del cuidado, los espacios donde sucede el mismo, quien lo practica y cuales son sus dimensiones visualizadas por estudiantes de los cursos de postgrado en enfermería de una universidad federal. Se trata de un estudio cualitativo, exploratorico-descrictivo. La recoleccion de datos fue realizada en octubre y noviembre de 2004, por medio de entrevista con 15 alumnos de postgrado en enfermería. Los datos fueron sometidos al análisis de contenido temático, interpretados desde la visión de la complejidad. Los resultados demuestran los tipos de cuidado, los espacios implicados del cuidado, los seres humanos y las dimensiones del cuidado visualizadas por los sujetos del estudio. Estos resultados señalan para un cuidado más creativo, con responsabilidad y más autonomía, y sin embargo caritativo y solidario. La complejidad del cuidado se evidencia en las relaciones, las interacciones y las asociaciones de los seres humanos, en los espacios sociales diversos.
Atención de Enfermería; Formación de Conceito; Estudiantes de Enfermería
The care is an interactive, dynamic, solidary, technician-scientific, creative process, and characterizes the work of the Nursing. It was objectified to identify the care concept, the spaces where the same it happens, who practices it and which its dimensions, visualized by students of the post-graduation level in Nursing of a Federal University. It is about a qualitative study, exploratory-descriptive. The collection of data was realized in October and November of 2004, by means interview with 15 learning of after-graduation in nursing. The data had been submitted to the thematic content analysis, interpreted to the look of the complexity theory. The results show the types of care, spaces of care, involved human beings, and the dimensions of care visualized by the persons of the study. These results point a care however more creative, with responsibility and more autonomy, and however more charitable and solidarity. The complexity of the care is evidenced in the relations, interactions and associations of the human beings, in the diverse social spaces.
Nursing Care; Concept Formation; Students Nursing
ARTIGOS DE PESQUISA
As interfaces do cuidado pelo olhar da complexidade: um estudo com um grupo de pós-graduandos de enfermagem
The interfaces of the care from the look of the complexity: a study with a group of post-graduation students in nursing
Las interfaces del cuidado desde la visión de la complejidad: un estudio con un grupo de estudiantes de posgrado en enfermería
Alacoque Lorenzini ErdmannI; Keyla Cristiane do NascimentoII; Gabriela MarcelinoIII; Juliana Aparecida RibeiroIV
IEnfermeira, Doutora em Filosofia da Enfermagem, Professora Titular da UFSC e docente do Programa de PG-Enfermagem da UFSC. Pesquisadora CNPq. Coordenadora do GEPADES (Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração de Enfermagem e Saúde). E-mail: alacoque@newsite.com.br
IIMestranda em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Bolsista CNPq/GEPADES. E-mail: keyla@nfr.ufsc.br
IIIAluna da 4ª fase de Enfermagem da UFSC. Bolsista IC CNPq/GEPADES
IVAluna da 6ª fase de Enfermagem da UFSC. Bolsista PIBIC CNPq/GEPADES
RESUMO
O cuidado é um processo interativo, dinâmico, solidário, técnico-científico, criativo, e caracteriza o trabalho da Enfermagem. Objetivou-se identificar o conceito de cuidado, os espaços onde o mesmo acontece, quem o pratica e quais as suas dimensões visualizadas por pós-graduandos em enfermagem de uma universidade federal. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório-descritivo. A coleta de dados foi realizada em outubro e novembro de 2004, mediante entrevista com 15 discentes de pós-graduação em enfermagem. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática, interpretados ao olhar do referencial da complexidade. Os resultados mostram os tipos de cuidado, espaços de cuidado, seres humanos envolvidos no cuidado e as dimensões de cuidado visualizadas pelos sujeitos do estudo. Estes resultados apontam para um cuidar ora mais criativo, com responsabilidade e mais autonomia, e ora mais caritativo e solidário. A complexidade do cuidado é evidenciada nas relações, interações e associações dos seres humanos, nos diversos espaços sociais.
Palavras-chave: Cuidado de Enfermagem. Formação de Conceito. Estudantes de Enfermagem.
ABSTRACT
The care is an interactive, dynamic, solidary, technician-scientific, creative process, and characterizes the work of the Nursing. It was objectified to identify the care concept, the spaces where the same it happens, who practices it and which its dimensions, visualized by students of the post-graduation level in Nursing of a Federal University. It is about a qualitative study, exploratory-descriptive. The collection of data was realized in October and November of 2004, by means interview with 15 learning of after-graduation in nursing. The data had been submitted to the thematic content analysis, interpreted to the look of the complexity theory. The results show the types of care, spaces of care, involved human beings, and the dimensions of care visualized by the persons of the study. These results point a care however more creative, with responsibility and more autonomy, and however more charitable and solidarity. The complexity of the care is evidenced in the relations, interactions and associations of the human beings, in the diverse social spaces.
Keywords: Nursing Care. Concept Formation. Students Nursing.
RESUMEN
El cuidado es un proceso interactivo, dinámico, solidario, tecnico-cientifico, creativo, y caracteriza el trabajo de la Enfermería. Se objetivó identificar el concepto del cuidado, los espacios donde sucede el mismo, quien lo practica y cuales son sus dimensiones visualizadas por estudiantes de los cursos de postgrado en enfermería de una universidad federal. Se trata de un estudio cualitativo, exploratorico-descrictivo. La recoleccion de datos fue realizada en octubre y noviembre de 2004, por medio de entrevista con 15 alumnos de postgrado en enfermería. Los datos fueron sometidos al análisis de contenido temático, interpretados desde la visión de la complejidad. Los resultados demuestran los tipos de cuidado, los espacios implicados del cuidado, los seres humanos y las dimensiones del cuidado visualizadas por los sujetos del estudio. Estos resultados señalan para un cuidado más creativo, con responsabilidad y más autonomía, y sin embargo caritativo y solidario. La complejidad del cuidado se evidencia en las relaciones, las interacciones y las asociaciones de los seres humanos, en los espacios sociales diversos.
Palabras clave: Atención de Enfermería. Formación de Conceito. Estudiantes de Enfermería.
Recebido em 09/06/2005
Reapresentado em 18/11/2005
Aprovado em 23/11/2005
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
08 Nov 2006 -
Data do Fascículo
Dez 2005
Histórico
-
Aceito
23 Nov 2005 -
Recebido
06 Set 2005 -
Revisado
18 Nov 2005