Acessibilidade / Reportar erro

Manejo da dor na utilização do cateter central de inserção periférica em neonatos

El manejo del dolor en el uso del catéter central de inserción periférica en recién nacidos

RESUMO

Objetivo:

Descrever as práticas da equipe de enfermagem no manejo da dor em recém-nascidos submetidos à inserção do cateter central de inserção periférica (PICC) em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN).

Métodos:

Estudo descritivo, exploratório com abordagem qualitativa, desenvolvido a partir de entrevistas semiestruturadas com enfermeiros e técnicos de enfermagem de uma UTIN da região central do Rio Grande do Sul. As entrevistas foram transcritas e submetidas à análise de conteúdo temática.

Resultados:

A equipe de enfermagem considera a inserção do PICC um procedimento doloroso e utiliza práticas farmacológicas, tais como morfina, dipirona e paracetamol solução oral; e não farmacológicas, como sucção não nutritiva, glicose 25% e swaddling.

Conclusão:

As práticas utilizadas são consideradas eficazes no manejo da dor neonatal na inserção do PICC e contribuem para a qualificação do cuidado ao recém-nascido na terapia intensiva.

Palavras-chave:
Cateteres Venosos Centrais; Enfermagem Neonatal; Manejo da Dor; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com