Acessibilidade / Reportar erro

Pandemia da COVID-19: repercussões no quotidiano da família de profissionais de saúde atuantes em unidades emergenciais

Pandemia del COVID-19: repercusiones en el cotidiano familiar de profesionales sanitarios actuantes en unidades de urgencia

Resumo

Objetivo

compreender as repercussões da pandemia da COVID-19 no quotidiano de familiares de profissionais de saúde atuantes em unidades de emergência.

Métodos

estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, realizado com 18 familiares de profissionais de saúde atuantes em duas unidades de emergência localizadas no Sul do Brasil. Os dados foram coletados de setembro a novembro de 2020, mediante entrevistas telefônicas audiogravadas, posteriormente transcritas na íntegra. A análise foi realizada à luz da sociologia compreensiva.

Resultados

as repercussões negativas da pandemia no quotidiano dos familiares foram marcadas pelo medo da atuação profissional na linha de frente e pela possibilidade de o familiar se contaminar, levando, por conseguinte, o vírus para os demais membros da família. Porém, paradoxalmente, houve repercussões positivas, como a união dos membros da família e maior aproximação da religiosidade/espiritualidade.

Considerações finais e implicações para a prática

identifica-se como relevante o desenvolvimento de estratégias de comunicação para oferecer suporte emocional, promover encorajamento, reconhecimento das forças do sistema familiar e, se necessário, educação para que se diminuam as consequências negativas, como o estigma e as desavenças decorrentes dessa experiência.

Palavras-chave:
Pandemias; Infecções por Coronavírus; Família; Pessoal de Saúde; Emergências

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com