Acessibilidade / Reportar erro

Ensino de segurança do paciente na pandemia da covid-19: percepção de estudantes de enfermagem

Enseñanza de la seguridad del paciente en la pandemia de COVID-19: percepción de los estudiantes de enfermería

Resumo

Objetivo

Apreender a percepção de discentes de curso técnico e superior de Enfermagem sobre o ensino das competências de segurança do paciente na pandemia da COVID-19.

Método

Estudo qualitativo, realizado em 2021, com estudantes de Enfermagem de nível técnico e superior do Paraná, por meio de entrevistas individuais. Utilizou-se técnica de análise de conteúdo.

Resultados

Emergiram as categorias: Compreensão do conceito segurança do paciente potencializada pela prática clínica; Atitudes e sentimentos frente ao near miss, evento adverso e prática insegura e; Reflexos negativos da pandemia da COVID-19 no ensino da segurança do paciente.

Conclusão e implicações para a prática

O ensino das competências de segurança do paciente foi apreendido pelos estudantes com sentimentos negativos pela vivência de near miss, eventos adversos e práticas inseguras. Devido à pandemia da COVID-19, referiram fragmentação no ensino do tema em estudo, distanciamento da prática e; consequentemente, insegurança acadêmica e profissional. O aprofundamento da discussão do ensino das competências de segurança do paciente durante a pandemia é indispensável à qualidade de formação e atuação profissional.

Palavras-chave:
Competência cultural; COVID-19; Enfermagem; Ensino; Segurança do paciente

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com