Acessibilidade / Reportar erro

Autoestima dos cuidadores de doentes oncológicos com capacidade funcional reduzida

Autoestima de los cuidadores de pacientes oncológicos con capacidad funcional reducida

Objetivo:

Avaliar a autoestima de cuidadores de doentes oncológicos com capacidade funcional reduzida.

Métodos:

Trata-se de estudo do tipo transversal, realizado em um hospital público, de grande porte, especializado em oncologia. Utilizou-se uma amostra por conveniência composta por 90 cuidadores principais de doentes com câncer com capacidade funcional (Karnofsky) entre 20 e 50. Foram coletados dados sóciodemográficos, sobre os encargos envolvidos no cuidar e a autoestima foi avaliada pela Escala para Medida do Sentimento de Autoestima de Dela Coleta. Os dados foram analisados pelo teste de Mann-Whitney e de Kurskall-Wallis, com nível de significância de 5%.

Resultados:

A maioria dos cuidadores eram mulheres, com companheiros, com baixa renda mensal, mantinham relações familiares com o doente e apresentavam média autoestima. A autoestima foi associada de forma estatisticamente significante apenas com a renda familiar (p = 0,002).

Conclusão:

A autoestima dos cuidadores de pacientes oncológicos é influenciada pelas condições de vida, especialmente as financeiras.

Cuidadores; Neoplasias; Autoimagem; Enfermagem oncológica


Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com