Acessibilidade / Reportar erro

Estressores vivenciados por idosos hospitalizados na perspectiva do Modelo de Sistemas de Neuman

Resumo

Objetivo:

Descrever os estressores vivenciados por idosos hospitalizados na perspectiva do Modelo de Sistemas de Neuman (MSN).

Método:

Estudo qualitativo descritivo realizado com 12 idosos hospitalizados em clínica médica de um hospital de ensino do Rio Grande do Sul. A produção dos dados ocorreu de março a junho de 2016, por meio de entrevista narrativa, posteriormente transcrita, organizada e submetida à análise temática de Minayo, fundamentada no Modelo de Sistemas de Neuman.

Resultados:

Os estressores foram classificados em: estressores intrapessoais - relacionados às condições clínicas e psicossocioculturais decorrentes da doença; interpessoais - decorrentes das relações entre idosos e profissionais da saúde e; extrapessoais - resultantes da infraestrutura, normas e rotinas institucionais.

Conclusão e implicações para a prática:

É importante que os profissionais de enfermagem auxiliem o idoso no processo de hospitalização, visando diminuir os estressores vivenciados nesse momento de fragilidade e, muitas vezes, de dependência, objetivando manter sua estabilidade físico-emocional e bem-estar.

Palavras chave:
Idoso; Estresse Psicológico; Hospitalização; Enfermagem Geriátrica

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com