Acessibilidade / Reportar erro

Prevenção Quaternária: da medicalização social à atenção integral na Atenção Primária à Saúde

Prevención Cuaternaria: de la medicalización social a la atención integral en Atención Primaria de Salud

Resumo

Objetivo

conhecer as percepções e perspectivas dos profissionais da saúde para o desenvolvimento da Prevenção Quaternária na Atenção Primária à Saúde.

Método

Pesquisa Apreciativa, que aplicou as fases do “ciclo 4-D”, na língua inglesa: discovery, dream, design e destiny. Este artigo analisa os resultados referentes à fase discovery (descoberta), de cujos dois encontros correspondentes participaram nove profissionais da Atenção Primária. Realizou-se análise de conteúdo, seguindo as etapas de pré-análise, exploração do material e tratamento dos dados.

Resultados

a Prevenção Quaternária representa uma potencialidade na inovação da atenção, com possibilidade de reduzir a medicalização social, que ocorre mediante a sobremedicalização, sobrediagnósticos e sobretratamentos. Como perspectivas, é apresentada a necessidade de conscientização da sociedade e dos profissionais sobre esses excessos e de (re) posicionamento da indústria, do mercado e da mídia sobre o significado de “estar saudável”.

Conclusão e implicações para prática

é necessário atentar para a ética na prestação de cuidados quanto ao rastreio, diagnóstico e tratamento de doenças. A Prevenção Quaternária tem potencial para reverter um modelo hegemônico em relação ao cuidado de indivíduos e famílias ao fomentar a integralidade. A Enfermagem, como prestadora do cuidado, junto com a equipe multiprofissional, deve incorporar ações de Prevenção Quaternária em suas práticas.

Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde; Educação Continuada; Enfermagem; Medicalização; Prevenção Quaternária

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com