Acessibilidade / Reportar erro

Percepções de enfermeiros sobre gestão do cuidado e seus fatores intervenientes para o controle da tuberculose

Percepciones de enfermeros sobre gestión de la atención y factores intervinientes para el control de la tuberculosis

Resumo

Objetivo

Analisar as percepções de enfermeiros sobre gestão do cuidado e seus fatores intervenientes para o controle da tuberculose na Atenção Primária em Saúde.

Método

Estudo descritivo, qualitativo, realizado com 29 enfermeiros que atuavam no controle da tuberculose em 23 Unidades Básicas de Saúde de Belém, Pará. Os dados foram produzidos por entrevistas individuais, utilizando roteiro semiestruturado, e submetidos à análise de conteúdo temática, proposta por Bardin.

Resultados

Originaram-se duas categorias temáticas: “A gestão do cuidado de enfermeiros para o controle da tuberculose nas Unidades Básicas de Saúde” e “Fatores intervenientes na efetivação da gestão do cuidado no controle da tuberculose nas Unidades Básicas de Saúde”.

Conclusão e implicações para a prática

O conhecimento dos enfermeiros sobre a política e a gestão do cuidado no controle da tuberculose precisa ser fortalecido, e embora eles tenham clareza sobre suas competências, não conseguem realizá-las em sua plenitude por questões referentes à pouca organização dos serviços, centralização das atividades nos enfermeiros, baixa cooperação multiprofissional, falta de insumos e de pessoal e questões socioeconômicas ligadas ao usuário com tuberculose.

Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde; Enfermagem em Saúde Pública; Gestão em Saúde; Percepção; Tuberculose

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com