Acessibilidade / Reportar erro

O emprego das tecnologias leves no cuidado ao hipertenso na Estratégia Saúde da Família* * Este artigo é um recorte da Dissertação de Mestrado intitulada: "A comunicação terapêutica no cuidado ao paciente hipertenso na Estratégia Saúde da Família", de autoria de Geanne Maria Costa Torres, sob a orientação da Profa. Dra. Maria Irismar de Almeida. Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família, da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família-RENASF, Fundação Oswaldo Cruz-FIOCRUZ/Fundação Universidade Estadual do Ceará-UECE, Fortaleza-CE, 2016.

Resumo

Objetivo:

Analisar o emprego das tecnologias leves no cuidado ao hipertenso na Estratégia Saúde da Família.

Método:

Descritivo com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 14 hipertensos e dois profissionais de uma equipe de Saúde da Família em um município do interior do estado do Ceará, Brasil, em 2016. Os dados foram coletados por um checklist para observação sistemática não participante, subsidiados por um diário de campo, tratados pela Análise de Conteúdo Temática.

Resultados:

As categorias construídas foram: Tecnologias relacionais no cuidado ao hipertenso na ESF e processo de comunicação entre profissional de saúde-hipertenso na ESF. Nas práticas do cuidado, permeiam as tecnologias leves, as relações; leves-duras, o conhecimento técnico; e duras, os recursos materiais, e a comunicação verbal predomina nas relações interpessoais, em detrimentos dos sinais não verbais.

Conclusão:

Urge a necessidade de fortalecer as habilidades de comunicação e as tecnologias leves para ressignificar a produção do cuidado em saúde.

Palavras-chave:
Cuidados de Saúde; Tecnologia em Saúde; Hipertensão; Estratégia Saúde da Família

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com