Acessibilidade / Reportar erro

Violência contra a pessoa idosa no contexto rural em tempos de COVID-19: velhas e novas emergências

Violencia contra los adultos mayores en el contexto rural en tiempos de COVID-19: viejas y nuevas emergencias

RESUMO

Objetivo

ampliar o debate sobre os fatores presentes no cotidiano da população idosa rural do Brasil, que contribuem para o aumento da violência contra a pessoa idosa (VCPI) na pandemia.

Método

estudo teórico-reflexivo, que apresenta como referenciais a Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta e a Teoria da Vulnerabilidade, proposta por Ayres, que buscam compreender a exposição dos indivíduos a desfechos agravantes à saúde. O desenvolvimento se pautou na literatura nacional e internacional, e foi organizado pelo eixo condutor “as vulnerabilidades, redes formais e informais de proteção contra VCPI: reflexões em tempos de pandemia de COVID-19 em contexto de ruralidades”.

Resultados

o distanciamento social necessário para a mitigação da pandemia de COVID-19 pode estar impactando negativamente os idosos da zona rural a enfrentarem a VCPI. Acredita-se que o conjunto de estratégias das redes formais e informais não tem atingido adequadamente as necessidades dos idosos da área rural.

Considerações finais e implicações para a prática

é de fundamental importância que, em meio à pandemia do coronavírus, haja implantação de estratégias para a manutenção e ampliação dos equipamentos sociais da rede formal e informal de proteção contra VCPI, levando em consideração as necessidades da área rural.

Palavras-chave
: Abuso de Idosos; Covid-19; Pandemia; Violência; Zona Rural

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com