RESUMO
Objetivo: Verificar a relação dos sintomas de ansiedade e depressão com o sexo e a idade de pacientes em pré-operatório de primeira cirurgia cardíaca.
Métodos: Estudo correlacional, transversal, com 84 participantes. Utilizada a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão. Realizado o teste t de Student para amostras independentes (sexo), ANOVA (idade agrupada) e análises de regressões lineares, com nível de significância de 5%.
Resultados: As mulheres apresentaram mais sintomas de ansiedade e de depressão, com maiores médias e diferenças estatisticamente significantes (p = 0,007 e p = 0,001). Na análise de regressão, o sexo foi significativo no modelo (p = 0,011). Considerando-se a idade, as diferenças encontradas em relação à presença desses sintomas não foram estatisticamente significantes, tanto na ANOVA quanto na regressão.
Conclusão: As mulheres apresentaram mais sintomas de ansiedade e de depressão no pré-operatório de cirurgias cardíacas. Esses dados devem ser considerados pelos enfermeiros ao elaborarem os planos de educação do paciente cirúrgico.
Palavras-chave: Enfermagem perioperatória; Ansiedade; Depressão; Cirurgia Torácica