Espiritualidade no cuidar de pacientes em cuidados paliativos: Um estudo com enfermeiros

Espiritualidad en la atención al paciente en cuidados paliativos: Un estudio con enfermeros

Carla Braz Evangelista Maria Emília Limeira Lopes Solange Fátima Geraldo da Costa Fátima Maria da Silva Abrão Patrícia Serpa de Souza Batista Regina Célia de Oliveira Sobre os autores

Resumo

Objetivo:

Compreender a espiritualidade sob o ponto de vista de enfermeiros que cuidam de pacientes em regime de cuidados paliativos.

Métodos:

Trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, realizada com dez enfermeiros vinculados a um hospital de João Pessoa (PB). O material empírico foi coletado mediante entrevista semiestruturada e analisado por meio da técnica de análise de conteúdo.

Resultados:

Os enfermeiros consideram a espiritualidade como fonte de força, conforto e fé e que, quando cultivada pelos pacientes em cuidados paliativos, contribui para melhorar a sua condição e aceitar o processo de finitude. Identificaram o apoio familiar, perdão, amor, crença, fé e esperança como necessidades espirituais desses pacientes, as quais podem ser atendidas por eles utilizando variadas estratégias.

Conclusão:

Evidencia-se que os enfermeiros reconhecem a importância da dimensão espiritual no atendimento de pacientes sob cuidados paliativos, no entanto, ainda existe despreparo para lidar com as questões espirituais.

Palavras-chave:
Cuidados paliativos; Espiritualidade; Saúde; Enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com