Accessibility / Report Error

Organização do trabalho e a produção de subjetividade da enfermeira relacionada ao processo de enfermagem

Organización del trabajo y la producción de subjetividad de la enfermera en relación con el proceso de enfermería

Flávia Lamberti Pivoto Wilson Danilo Lunardi Filho Valéria Lerch Lunardi Priscila Arruda da Silva Sobre os autores

Resumo

Objetivo:

Identificar como a organização do trabalho da enfermagem exerce influência sobre a produção de subjetividade da enfermeira e as configurações do desejo relacionadas ao Processo de Enfermagem no contexto profissional.

Métodos:

Pesquisa qualitativa, realizada em dois hospitais universitários públicos, diferenciados pela implementação e não implantação do Processo de Enfermagem, da qual participaram 12 enfermeiras. Os dados foram coletados por entrevista semiestruturada e submetidos à análise de conteúdo temática.

Resultados:

A organização institucional e o posicionamento da gestão são fatores que mediam a produção de subjetividade das enfermeiras, influenciando seu desejo relacionado à implementação do Processo de Enfermagem.

Conclusão:

A implementação do Processo de Enfermagem confere às enfermeiras maior satisfação pessoal e profissional e direciona a organização do trabalho segundo suas atribuições específicas. Os achados do estudo possibilitam a proposição de melhorias e transformações nos contextos assistenciais por apresentar um desvelar múltiplo das construções subjetivas de enfermeiras em relação ao Processo de Enfermagem.

Palavras-chave:
Enfermagem; Processos de Enfermagem; Organização Institucional

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com