Acessibilidade / Reportar erro

Percepção dos enfermeiros acerca do processo de descentralização do atendimento ao HIV/Aids: testagem rápida

Percepción de los enfermeros sobre el proceso de descentralización de la atención al VIH/SIDA: prueba rápida

Resumo

Objetivo

descrever a percepção do enfermeiro acerca do processo de descentralização do atendimento ao HIV/Aids voltado à realização da testagem rápida.

Método

trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, no qual participaram 32 enfermeiros da atenção básica. Os dados foram obtidos por meio de entrevista, utilizou-se roteiro semiestruturado, os quais foram processados pelo software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ) com a técnica de análise da nuvem de palavras.

Resultados

destaca-se nas falas maior frequência das palavras “unidade de saúde” e “teste rápido”. Dentre os obstáculos na concretização da descentralização, merecem realce a oferta ampliada e o acesso ao diagnóstico precoce.

Conclusão e implicações para a prática

o estudo reforça a importância da atuação do enfermeiro como sujeito ativo no cuidado às pessoas vivendo com HIV e na execução de ações individuais e coletivas para fortalecer o processo de descentralização entre os níveis de atenção à saúde.

Palavras-chave:
HIV; Atenção Primária à Saúde; Modelos de Assistência à Saúde; Enfermeiro; Diagnóstico

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com