1. O tipo de intervenção do enfermeiro da unidade de saúde pública não prevê apenas uma relação individualizada com o utente / cliente, e a sua ação não se centrará unicamente na vacinação. |
Para a questão, da hipotética prevalência da atividade da vacinação, como a mais importante para o enfermeiro de saúde pública1212 Cunha C, Costa A, Henriques MA. Competências e intervenções do enfermeiro de saúde comunitária e de saúde pública: uma revisão de literatura. Atas CIAIQ2019 [Internet]. 2019; [citado 2020 abr 5];2:361-70. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/CIAIQ2019/article/view/2038 https://proceedings.ciaiq.org/index.php/...
13 Cunha C, Henriques MA, Costa A. Investigação e inovação em saúde: intervenções do enfermeiro de saúde comunitária e de saúde pública. Rev ROL Enferm [Internet]. 2020; [citado 2020 abr 5];43(Suppl 1):32-42. Disponível em: https://e-rol.es/rol_2020/IC_RESEARCH_INNOVATION_DEVELOPMENT_NURSING_2019.pdf https://e-rol.es/rol_2020/IC_RESEARCH_IN...
-1414 Cunha C, Costa A, Henriques MA. Community health and public health nursing: a systematic literature review. Gestão & Saúde. 2020;11(2):80-96. http://dx.doi.org/10.26512/gs.v11i2.29414. http://dx.doi.org/10.26512/gs.v11i2.2941...
, apuramos que se trata de uma atividade nas intervenções do nosso enfermeiro enquanto: |
[…] responsável pela vacinação no ACES […] fazer a sessão de vacinação da gripe para lares e outras instituições, (E02). Outro que, […] até ao ano passado eu participava na vacinação, (E05). E ainda, um outro, […] colaboro na gestão do projeto da vacinação, […], e como também estou com a vacinação, inclui a gestão da gripe e das vacinas da gripe, nas várias unidades (E08). |
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Essa realidade reforça um grande arsenal de intervenções, em que esse enfermeiro está envolvido, tais como: |
[…] investigação epidemiológica, tenho parcerias, reuniões de parcerias. Tenho dois grupos, um deles é um grupo de intervenção social de uma determinada área geográfica, […]. O outro grupo de intervenção social é o grupo do núcleo de apoio às pessoas sem-abrigo, […] tenho em trabalho de equipe, a gestão, faço parte da gestão, da vistoria aos lares e estabelecimentos perigosos. […] gestão do projeto de saúde mental (E01). […] faço a vigilância epidemiológica […] faço parte do plano de contingência da saúde sazonal, módulo inverno (E02). Sou responsável pelo SINAVE […] faço a vigilância epidemiológica por área geodemográfica. […] projeto de literacia em saúde […] a área de intervenção da diabetes (E05). |
2. Como decorrência da anterior, também não identificamos uma prevalência de serviços individualizados, mais do que comunitários. |
No que se refere a serviços a nível comunitário, obtivemos algumas evidências, como o fato de o enfermeiro, estar: |
[…] a trabalhar na área do tabagismo, quer na área da comunidade, para a comunidade livre de fumo, espaços ao ar livre, assim como nas áreas de saúde, […] área da saúde escolar, que também elaboramos um manual, […] para apoio às equipas de saúde escolar […] (E02). E faz a coordenação […] da vacinação e a gestão do programa da saúde escolar (E02). E também vou ao terreno, apoiar, colaborar com as colegas, orientar as colegas na vacinação, como ainda a semana passada estivemos nas unidades a apoiar, a orientar um bocadinho alguns procedimentos (E08). |
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3. O enfermeiro perceciona pouca visibilidade das suas intervenções, tendo em conta que está inserido numa equipe multidisciplinar, a que pertence. |
Para a questão da (in)visibilidade para o público e decisores políticos, já encontramos evidências, dessa realidade, nos dados. Assim: |
[…] as atividades de enfermagem que acabam por ser englobadas numa equipe multidisciplinar. Na equipe multidisciplinar, neste momento, não é passível de avaliar quais são as atividades concretas que o enfermeiro fez (E05). |
[…] os profissionais que estão à nossa volta, não nos valorizam tanto como nós gostaríamos que fosse possível. Muitas vezes, até mesmo os nossos pares (E01). |
[…] perguntam o que é que vocês fazem na saúde pública, além da vacinação? (E08). |
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E, por fim, |
[…] não se valoriza muito o trabalho da saúde pública, que é imenso. Por outro lado, também, às vezes, as próprias coordenações não fazem a devida divulgação, ou o marketing daquilo que nós, na realidade, produzimos na saúde pública. E, portanto, em termos, para fora, não há o impacto que devia haver (E01). |
4. O enfermeiro está disponível para ver alterado o seu modelo de atuação, no sentido de estar mais no terreno, e voltado para a comunidade, mas também na dimensão organizacional, com um enfermeiro coordenador, definição de funções, recursos humanos e manuais de procedimentos. |
Sobre a implementação de um modelo diferente de serviços à comunidade, vários depoimentos ilustram essa vontade: |
[…] que houvesse uma maior intervenção na comunidade, que os enfermeiros de saúde pública estivessem mais na rua, mais junto à população, mais junto das comunidades, porque só assim conseguimos ter sempre ganhos em saúde (E08). |
[…] depois de efetivar todo este trabalho de campo, em computadores, é preciso efetivamente ir para o terreno, avaliar e implementar medidas (E05). |
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E, no que diz respeito aos recursos humanos, |
[…] as equipes são cada vez mais reduzidas para as áreas geográficas que nós temos (…) nós não conseguimos nem dar resposta ao trabalho que temos diariamente (E02). […] muitas vezes, quando se tem que intervir, a nível, para fora da saúde pública, às vezes, era importante que falássemos todos a mesma linguagem e, às vezes, isso não acontece (E01). |
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É ainda notada, e aparentemente desejada, a presença de um coordenador de enfermagem, assim, |
[…] punha um quinto elemento de enfermagem, para haver uma chefe interna. Esta é a estratégia número um, para mim (E05). |
5. O enfermeiro tem consciência de que é importante continuar a sua formação, mas também reconhece que outros fatores facilitam o seu desempenho, como boa comunicação, funções bem definidas, melhores instalações e condições de trabalho. |
Relativamente aos fatores facilitadores de desempenho: |
[…] uma das coisas muito importantes no desempenho é o não pensar que aqueles conhecimentos que tem são suficientes (E01). |
[…] contribui melhor equipamento, flexibilidade de horário, equipes multidisciplinares, que tivéssemos mais pessoas, e ainda uma boa comunicação entre nós (E02). […] é muito importante definir funções, elaborar manuais de procedimentos (…), e depois dar visibilidade do trabalho (E05). |
[…] se eu tiver interiorizado bem as minhas competências, em cada área eu vou dar a resposta certa (E08). |