Apreensões de enfermeiros gerentes sobre a prática baseada em evidênciasa a Extraído da tese de doutorado intitulada Análise da Produção de Pesquisas de Enfermagem e Estratégia para fortalecimento de sua Utilização em Hospital de Ensino do Triângulo Mineiro do Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, defendida no ano de 2017.

Fernanda Carolina Camargo Mayla Borges Goulart Helena Hemiko Iwamoto Maria Rizoneide Negreiros de Araújo Divanice Contim Sobre os autores

Resumo

Objetivo:

Analisar apreensões de enfermeiros gerentes frente a implementação da Prática Baseada em Evidências em Hospital de Ensino do Triângulo Mineiro.

Método:

Pesquisa qualitativa orientada pela Teoria da Difusão de Inovações. Foram realizadas cinco oficinas por grupo focal (n = 18 participantes), conduzidas por interações hermenêutico-dialéticas, entre agosto e setembro/2016. Registros textuais resultantes de cada oficina foram analisados por categorias semânticas.

Resultados:

Aspectos condicionantes à implementação da Prática Baseada em Evidências permearem desde elementos relacionados à fragmentação da rede assistencial até a necessária ampliação da governabilidade dos enfermeiros gerentes para efetuarem mudanças nos seus setores. Majoritariamente, o acesso oportuno aos resultados das pesquisas realizadas no hospital de ensino foi mencionado como crucial para orientação de práticas mais qualificadas.

Considerações Finais:

A abordagem permitiu reconhecer condições contextualizadas para a implementação da Prática Baseada em Evidências, que podem ser coincidentes a cenários similares. Como, também, incrementar a produção científica nacional sobre o tema, ainda escassa.

Palavras-chave:
Enfermagem baseada em evidências; Liderança; Difusão de Inovações; Hospitais de ensino

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com