Acessibilidade / Reportar erro

Associação entre tecnologias não invasivas de cuidado no parto e vitalidade do recém-nascido: estudo transversal

Resumo

Objetivo:

comparar o uso de tecnologias não invasivas de cuidado de enfermagem obstétrica (TNICEO) com o emprego de práticas do modelo de assistência tradicional, tendo como parâmetros a presença de mecônio no líquido amniótico e sua repercussão sobre a vitalidade do recém-nascido.

Método:

estudo transversal, com dados secundários, de 10.219 parturientes que tiveram parto acompanhado por enfermeiras obstétricas entre setembro/2004 e outubro/2016. Utilizou-se a regressão logística para avaliar a chance de Apgar >8 na exposição às tecnologias não invasivas de cuidado de enfermagem obstétrica quando comparada à assistência tradicional.

Resultados:

constataram-se maiores percentuais de líquido amniótico claro e neonatos com boa vitalidade nas parturientes que utilizaram somente TNICEO, em comparação com aquelas expostas, apenas, à assistência tradicional.

Conclusão:

o oferecimento das TNICEO pelas enfermeiras obstétricas e o seu uso pelas mulheres se configuram como estratégias eficientes para reduzir desfechos neonatais desfavoráveis.

Implicações para a prática:

destaca-se a importância de investimentos na atuação dessas especialistas, pois seu saber fazer desmedicalizado, por meio das TNICEO, confirma um processo de cuidar humanizado, seguro e de qualidade, que atende às recomendações oficiais e contribui para a mudança do modelo assistencial.

Palavras-chave:
Enfermagem Obstétrica; Humanização da Assistência; Recém-Nascido; Índice de Apgar; Líquido Amniótico

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com