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Tecnossocialidade no quotidiano de profissionais da saúde e interação com usuários na pandemia de covid-19

La tecnosocialidad en el cotidiano de los profesionales de la salud y la interacción con los usuarios en la pandemia del covid-19

RESUMO

Objetivo

compreender o uso de tecnologias em saúde e redes sociais virtuais no quotidiano de profissionais da Atenção Primária à Saúde e de unidades de referência na pandemia de COVID-19.

Métodos

estudo de casos múltiplos integrado-qualitativo, fundamentado na Sociologia Compreensiva do Quotidiano, com 47 profissionais.

Resultados

a tecnossocialidade se faz presente no dia a dia de profissionais, com avanços durante a pandemia de COVID-19. O uso de tecnologias em saúde e redes sociais virtuais facilita: a comunicação entre os profissionais e a gestão, profissionais e usuários; o acesso a materiais educativos; o agendamento de consultas e exames; o esclarecimento de dúvidas durante o atendimento; e o monitoramento de casos suspeitos e confirmados de COVID-19. A elaboração do protocolo para organizar o trabalho com o uso do aparelho celular é uma necessidade. Há carência de apoio da gestão e de infraestrutura para a utilização da tecnossocialidade pelos profissionais.

Conclusão e implicações para a prática

a pandemia impulsionou a utilização da tecnossocialidade no quotidiano de profissionais e serviços de saúde. As tecnologias em saúde e redes sociais virtuais representam uma alternativa para a continuidade do cuidado e o monitoramento de pacientes com COVID-19.

Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde; Enfermagem; COVID-19; Rede Social; Tecnologia

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