RESUMO
Objetivo:
identificar os conteúdos relacionados à Segurança do Paciente contemplados nas unidades curriculares de um curso de graduação em Enfermagem, segundo docentes que nele atuam e conhecer as metodologias de ensino e avaliação utilizadas.
Método:
estudo de caso descritivo, realizado com 15 docentes do curso de graduação em Enfermagem de uma instituição pública brasileira, em 2014, que responderam a um questionário online. Para a análise dos dados, tomou-se como referência o guia da Organização Mundial da Saúde.
Resultados:
verificou-se que os conteúdos sobre Segurança do Paciente são desenvolvidos no curso de graduação, referentes a oito tópicos citados no guia. Observou-se a falta de conteúdos relacionados aos tópicos “O que é a Segurança do Paciente”, “Por que empregar fatores humanos é importante para a Segurança do Paciente” e “Aprender com os erros para evitar danos”. Foi identificada a utilização de diversas metodologias de ensino e estratégias de avaliação, tanto tradicionais quanto inovadoras.
Conclusão e implicações para a prática:
faz-se necessária a revisão do projeto pedagógico do curso para alinhar conteúdos, metodologias de ensino e estratégias de avaliação e favorecer o desenvolvimento pleno dessa temática, tanto no curso de graduação em Enfermagem quanto nos demais cursos da área da Saúde.
Palavras-chave:
Segurança do Paciente; Universidades; Programas de Graduação em Enfermagem; Educação em Enfermagem; Docentes de Enfermagem