Acessibilidade / Reportar erro

Qualidade de vida de pacientes em diálise peritoneal e seu impacto na dimensão social

Resumo

Objetivo:

avaliar a qualidade de vida de pacientes renais crônicos em diálise peritoneal, utilizando o instrumento KDQOL-SF.

Método:

pesquisa de abordagem quanti-qualitativa, realizada no mês de agosto de 2017 com 10 pacientes em diálise peritoneal acompanhados numa clínica especializada em Terapia Renal Substitutiva. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, posteriormente transcritas e submetidas à Análise de Conteúdo, além da aplicação do questionário Kidney Disease and Quality of Life Short-Form (KDQOL-SF).

Resultados:

da análise emergiram três categorias temáticas com impactos na dimensão social: A doença renal como estigma impactando nas relações sociais; O apoio familiar como suporte para vencer o estigma social; e Mudanças nas atividades da vida diária e suas repercussões na dimensão social.

Conclusão e implicações para a prática:

os participantes demonstraram que sua qualidade de vida tem sido afetada com maior intensidade na dimensão social. Identificar tal condição pode possibilitar um planejamento da assistência de enfermagem com um olhar integral e atendendo, assim, à dimensão social.

Palavras-chave:
Enfermagem em Nefrologia; Insuficiência Renal Crônica; Qualidade de Vida; Estigma Social

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com