Acessibilidade / Reportar erro

Desafio ao uso das preparações alcoólicas para higienização das mãos nos serviços de saúde

Desafíos en la utilización de preparaciones alcohólicas para higiene de las manos en servicios de salud

Objetivo:

Propor uma reflexão teórica sobre os aspectos relacionados ao uso das preparações alcoólicas para higienização das mãos, no contexto dos serviços de saúde, na perspectiva das recomendações internacionais e nacionais, da eficácia antimicrobiana e fatores associados.

Método:

Reflexão teórica acerca do uso das preparações alcoólicas para a higienização das mãos nos serviços de saúde, fundamentada nas normativas internacionais e nacionais vigentes.

Resultados:

A comprovação da eficácia antimicrobiana das preparações alcoólicas por métodos rigorosos que simulam condições práticas de uso é fundamental para a utilização destes produtos nos serviços de saúde. Coexistem ainda outras variáveis envolvidas na eficácia do procedimento de higienização das mãos, tais como a sua duração, o volume do produto a ser aplicado e a aceitabilidade.

Conclusão:

Identificam-se lacunas nas normativas oficiais, referentes aos aspectos supracitados que podem comprometer um dos componentes mais importantes do controle de infecções e a segurança do paciente.

Lavagem de mãos; Antiinfecciosos locais; Serviços de saúde; Infecção hospitalar


Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com