Acessibilidade / Reportar erro

A imagem de enfermeiras(os) no Chile por meio de desenhos infantis: um estudo iconográfico

Resumo

Objetivo

Revelar a imagem do profissional de enfermagem no Chile por meio da análise iconográfica de desenhos infantis.

Método

Estudo qualitativo exploratório, envolvendo a coleta de informações por meio de nove desenhos elaborados por crianças com idades entre 7 e 10 anos, utilizando técnica livre e posteriormente examinados com base no Método Iconográfico proposto por Erwin Panofsky.

Resultados

A maioria retrata as atividades clínicas do enfermeiro, enfocando predominantemente em sua dimensão técnica. Embora a enfermagem seja comumente associada a uma ocupação majoritariamente feminina, permeada por estereótipos de gênero, alguns participantes conseguiram identificar a presença e a importância do papel masculino nesse campo profissional. Não foram identificados elementos iconográficos que reforçassem estigmas associados aos profissionais de enfermagem, como a visão de serem simples assistentes, ajudantes ou meros auxiliares dos médicos.

Conclusões e implicações para a prática

Os desenhos infantis são reflexo do imaginário coletivo da sociedade. Ao estudá-los em relação à enfermagem, podemos identificar avanços na profissão e vislumbrar seu futuro próximo. Esta pesquisa contribui para compreender a imagem atual da profissão na sociedade e possibilita uma análise que ajuda a estabelecer direções futuras e a evolução dessa percepção coletiva.

Palavras-chave:
Criança; Desenho; Enfermagem; Papel do Profissional de Enfermagem; Pesquisa Qualitativa

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com