Acessibilidade / Reportar erro

A universidade "extendida": estratégias de ensino e apredizagem em enfermagem

The extended university: strategies of teaching and learning in nursing

La universidad extendida: estrategias de enseñanza y aprendizaje en enfermería

Resumos

Reflexão sobre a prática de enfermagem que aproxima, teoricamente e de forma propositiva, as atividades de extensão ao ensino de graduação. O ensino de enfermagem é abordado a partir da prática de extensão universitária, a qual tem que estar assentada no processo ensino-aprendizagem e que representa um plus de refinamento universitário, na medida em que organiza um movimento de levar a universidade para fora do campus e de trazer a cidade para dentro da universidade. A extensão é um ensino vivo, no qual o aprendizado curricular fica exposto à incerteza do saber fazendo. Reflete-se a prática da enfermeira sob a proposta da extensão universitária, como uma possibilidade de levar conhecimento à comunidade e ao mesmo tempo aprender com ela.

Educação em Enfermagem; Relações comunidade-instituição; Ensino; Aprendizagem


It is a reflection about the practical of nursing that approximates, theoretically and in a propositive way, the activities of extension to the under graduation education. The nursing education is approached from the university extension practical which has to be seated in the education learning process and that represents a plus of university refinement in the way that organizes a movement to take the university out of the campus and to bring the city for inside of the university. The extension is an alive education, in wich the curricular learning is displayed to the uncertainty of knowing making. It reflects the nurse practical under the proposal of the university extension, as a possibility to take knowledge to the community and at the same time to learn with them.

Education; Nursing; Community-Institutional Relations; Teaching; Learning


Es una reflexión sobre la práctica de enfermería que aproxima, teóricamente y de una manera propositiva, las actividades de extensión a la enseñanza de pregrado. La enseñanza de enfermería es enfocada desde la práctica de extensión universitaria, que tiene que ser basada en el proceso enseñanza-aprendizaje y que representa un plus de refinamiento universitario en la medida en que organiza un movimiento de llevar la universidad para fuera del campus y de traer la ciudad para dentro de la universidad. La extensión es una enseñanza viva, en el cual el aprendizado del plan de estudios que estan expuesto a la incertidumbre del saber haciendo. Se reflexiona la práctica de la enfermera bajo la oferta de la extensión universitaria como una posibilidad de llevar conocimiento a la comunidad y al mismo tiempo aprender con ella.

Educación en Enfermería; Relaciónes Comunidad-Instituición; Enseñanza; Aprendizaje


ARTIGOS DE REFLEXÃO

A universidade "extendida": estratégias de ensino e apredizagem em enfermagem

The extended university: strategies of teaching and learning in nursing

La universidad extendida: estrategias de enseñanza y aprendizaje en enfermería

Cristina Maria Douat LoyolaI; Rosane Mara Pontes de OliveiraII

IProfessor Titular da UFRJ. Diretora do Hospital Escola São Francisco de Assis - HESFA/UFRJ. Pesquisadora do CNPq

IIProfessora da EEAN/UFRJ. Aluna do Curso de Doutorado da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ. Diretora Adjunta de Ensino e Pesquisa do Hospital Escola São Francisco de Assis – HESFA/UFRJ

RESUMO

Reflexão sobre a prática de enfermagem que aproxima, teoricamente e de forma propositiva, as atividades de extensão ao ensino de graduação. O ensino de enfermagem é abordado a partir da prática de extensão universitária, a qual tem que estar assentada no processo ensino-aprendizagem e que representa um plus de refinamento universitário, na medida em que organiza um movimento de levar a universidade para fora do campus e de trazer a cidade para dentro da universidade. A extensão é um ensino vivo, no qual o aprendizado curricular fica exposto à incerteza do saber fazendo. Reflete-se a prática da enfermeira sob a proposta da extensão universitária, como uma possibilidade de levar conhecimento à comunidade e ao mesmo tempo aprender com ela.

Palavras-chave: Educação em Enfermagem. Relações comunidade-instituição. Ensino. Aprendizagem.

ABSTRACT

It is a reflection about the practical of nursing that approximates, theoretically and in a propositive way, the activities of extension to the under graduation education. The nursing education is approached from the university extension practical which has to be seated in the education learning process and that represents a plus of university refinement in the way that organizes a movement to take the university out of the campus and to bring the city for inside of the university. The extension is an alive education, in wich the curricular learning is displayed to the uncertainty of knowing making. It reflects the nurse practical under the proposal of the university extension, as a possibility to take knowledge to the community and at the same time to learn with them.

Keywords: Education, Nursing. Community-Institutional Relations. Teaching. Learning.

RESUMEN

Es una reflexión sobre la práctica de enfermería que aproxima, teóricamente y de una manera propositiva, las actividades de extensión a la enseñanza de pregrado. La enseñanza de enfermería es enfocada desde la práctica de extensión universitaria, que tiene que ser basada en el proceso enseñanza-aprendizaje y que representa un plus de refinamiento universitario en la medida en que organiza un movimiento de llevar la universidad para fuera del campus y de traer la ciudad para dentro de la universidad. La extensión es una enseñanza viva, en el cual el aprendizado del plan de estudios que estan expuesto a la incertidumbre del saber haciendo. Se reflexiona la práctica de la enfermera bajo la oferta de la extensión universitaria como una posibilidad de llevar conocimiento a la comunidad y al mismo tiempo aprender con ella.

Palabras clave: Educación en Enfermería. Relaciónes Comunidad-Instituición. Enseñanza. Aprendizaje.

Recebido em 13/01/2005

Reapresentado em 18/10/2005

Aprovado em 28/10/2005

  • 1. Ferreira ABH. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3Ş ed. Rio de Janeiro (RJ): Nova Fronteira; 1999. Extensão; p. 745.
  • 2. Silva OD. Integração ensino, pesquisa e extensão. Inform Universidade São Judas Tadeu 1997 maio; 11 (6): 148-49.
  • 3
    Ministério da Educação (BR).Conselho Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. Resolução nº 98 de 4 de agosto de 1998. Brasília (DF); 1998.
  • 4. Loyola CMD, Macedo PRA, organizadores. Saúde mental e qualidade de vida. Rio de Janeiro (RJ): CUCA/IPUB; 2002.
  • 5. Paz EPA, Souza MHN, Griep RH. Programa de Saúde da Família: experiências de ensino e atuação de graduandos de enfermagem. Esc Anna Nery Rev Enfermagem 2003 dez ; 7 (3): 439-44.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    08 Nov 2006
  • Data do Fascículo
    Dez 2005

Histórico

  • Aceito
    28 Out 2005
  • Revisado
    18 Out 2005
  • Recebido
    13 Jan 2005
Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com