Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação dos atributos da atenção primária à saúde: criança e adolescente vivendo com HIVa a Parte do conteúdo desse artigo é um recorte da dissertação de mestrado: Orientação familiar e comunitária da Atenção Primária à Saúde dos municípios de procedência de crianças e adolescentes vivendo com HIV vinculados a um serviço especializado. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, defendida em 2015.

Resumo

Objetivos:

Avaliar os atributos derivados de Atenção Primária à Saúde (APS) com foco nas crianças e adolescentes vivendo com HIV, na experiência de profissionais, comparando unidades do modelo tradicional (UBS) e Estratégia Saúde da Família (ESF).

Método:

Pesquisa transversal em que foram entrevistados 524 profissionais de 25 municípios do Rio Grande do Sul, Brasil. Foi utilizado o instrumento PCATool-Brasil entre março-agosto de 2014.

Resultados:

O escore derivado atribuído às ESF foi maior (7,8) do que o atribuído às UBS (6,8). Contribuíram com o alto escore as variáveis: a visita domiciliar, a formação profissional e o vínculo empregatício, essa última atuando independentemente das demais.

Conclusão:

A avaliação dos atributos derivados demonstra a interação com os usuários e a comunidade e o potencial da APS para atender essas crianças e adolescentes, sendo que a visita domiciliar qualifica a prática.

Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde HIV; Avaliação de Serviços de Saúde; Saúde da Criança; Saúde do Adolescente; Profissionais da Saúde

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com