Acessibilidade / Reportar erro

Compreendendo o princípio de integralidade na visão de discentes da graduação em enfermagem

Comprender el principio de la integralidad a través de la visión de los estudiantes de enfermería

Este estudo objetivou investigar o conhecimento apreendido pelos discentes do 9º período da Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sobre o conceito de integralidade do Sistema Único de Saúde.

MÉTODOS:

Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida no Departamento de Enfermagem. O público foi composto por 26 discentes do último período do curso. Para coleta das informações, utilizou-se um questionário contendo perguntas abertas, preenchido após consentimento dos participantes. A interpretação das informações seguiu a análise temática de conteúdo segundo Bardin.

RESULTADOS:

Os alunos mostraram ter uma formação adequada sobre o conceito de integralidade, descrevendo um bom aprendizado teórico, bem como as características essenciais do princípio. Entretanto, ainda há lacunas no que se refere à união do fazer teórico e prático.

CONCLUSÃO:

Os docentes poderiam investir na metodologia de ensino que articula teoria e prática, o que auxiliaria a aplicação do conhecimento teórico nos serviços de saúde.

Enfermagem; Sistema Único de Saúde; Educação


Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com