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Validação de vídeo instrucional sobre banho de ofurô em recém-nascido pré-termo para enfermeiros

Validación de video instructivo sobre baño de ofuro en recién nacido prematuro para enfermeros

Resumo

Objetivo

Produzir um vídeo instrucional para enfermeiros sobre o banho de ofurô em recém-nascidos pré-termo e validar seu conteúdo.

Método

Estudo metodológico de desenvolvimento tecnológico com ênfase na validação de conteúdo, conduzido em três etapas: revisão exploratória da literatura, produção da tecnologia educacional do tipo vídeo instrucional e validação por especialistas. Os dados foram sistematizados e organizados em planilhas e as análises foram conduzidas no pacote estatístico R. Para validar o conteúdo, aplicaram-se o Índice Kappa, para medir a concordância entre as respostas, e o Índice de Validade de Conteúdo, para estimar a representatividade do item.

Resultados

As publicações sobre a técnica (n=3) identificadas na revisão de literatura foram utilizadas para a produção do vídeo. O vídeo simula o cuidado em unidade neonatal e tem duração de 13 minutos. No processo de validação, o vídeo foi considerado, no geral, com representatividade de conteúdo adequada e obteve índice de concordância entre as respostas quase perfeito. Dois itens foram avaliados como “adequados com alterações” e modificados.

Conclusão e implicações para a prática

O material produzido foi considerado adequado para ser utilizado na capacitação de enfermeiros sobre a técnica e compartilhamento de informações, contribuindo para o cuidado de enfermagem humanizado e seguro em unidades neonatais.

Palavras-chave:
Tecnologia educacional; Recém-nascido prematuro; Cuidados de enfermagem; Humanização da assistência; Banhos

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