Acessibilidade / Reportar erro

Competência de idosos cuidadores informais de pessoas em assistência domiciliara a Artigo extraído da Dissertação de Mestrado “Propriedades psicométricas do questionário de avaliação das competências do Cuidador Informal”, de autoria de Fernanda Gatez Trevisan dos Santos, orientada por Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá, defesa no ano de 2020.

Competencia de ancianos que se desempeñan como cuidadores informales de personas en cuidados domiciliarios

Resumo

Objetivos

analisar a estimativa condicional do conhecimento, adaptação e preparo nas competências de idosos que exercem o papel de cuidadores informais de pessoas dependentes de cuidado em assistência domiciliar.

Método

estudo transversal, realizado com idosos cuidadores informais, residentes no município de Maringá, Paraná, Brasil. A coleta de dados foi realizada entre maio e julho de 2019 com um instrumento que avalia as competências cognitivas, psicomotoras, emocionais e relacionais de cuidadores informais de pessoas dependentes de cuidado em assistência domiciliar. O instrumento é constituído por 14 itens e três construtos: conhecimento, adaptação e preparo, sendo a escala de resposta Likert de cinco pontos. Utilizou-se análise de regressão linear para tratamento das variáveis.

Resultados

participaram do estudo 101 idosos cuidadores informais, e as estimativas condicionais das competências cognitiva e relacional apresentaram maior correlação com adaptação e o preparo. O melhor conhecimento estima maior desenvolvimento da competência psicomotora e cognitiva nas práticas de cuidado.

Conclusão e implicações para a prática

os conceitos hipotéticos de conhecimento, adaptação e preparo explicam o melhor desempenho das competências cognitiva, relacional e psicomotora de idosos cuidadores informais. Este resultado possibilita o desenvolvimento de novas intervenções educativas aos idosos que desempenham o papel de cuidador informal.

Palavras-chave:
Aptidão; Assistência domiciliar; Cuidadores; Idoso; Modelos lineares

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com