RESUMO
Objetivo:
conhecer a vivência do cuidador institucional no acolhimento infantil.
Método:
pesquisa qualitativa que utilizou a Teoria do Apego e o Interacionismo Simbólico. Entrevistaram-se 15 cuidadoras, no ano de 2015, em uma instituição de acolhimento infantil de um município do sul do Brasil. Analisaram-se os dados por meio da análise de conteúdo.
Resultados:
duas categorias emergiram do estudo: Acolhendo as crianças na instituição; Auxiliando as crianças na adaptação à institucionalização. A institucionalização impõe diversas mazelas sociais, como o abandono e a violência. As mesmas precisam ser enfrentadas pelas cuidadoras, gerando tristeza e revolta. Além disso, a institucionalização inflige uma marca para a vida da criança, que não pertence a ninguém, nem tem sua individualidade e subjetividade preservada.
Conclusão e implicações para prática:
é preciso proporcionar às cuidadoras suporte psicológico e Educação Permanente para que estejam respaldadas no trabalho, melhorando as condições do atendimento oferecido à criança.
Palavras-chave:
Criança Institucionalizada; Cuidadores; Relações Interpessoais; Pesquisa Qualitativa; Enfermagem